terça-feira, 10 de novembro de 2009

Início dos trabalhos do XI ENCOB



XI Encob começou ontem
09/11/2009

Além de participantes dos Comitês de Bacias de diversos estados, a solenidade de abertura recebeu autoridades de todo o país
A cerimônia de abertura da décima primeira edição do Encontro Nacional dos Comitês de Bacias aconteceu aqui em Uberândia no Center Convention.
Estarão presentes durante toda semana representantes de segmentos atuantes no trabalho de conservação e uso sustentável dos recursos hídricos em todo o país, além de autoridades dos âmbitos municipal, estadual e federal do governo.
O Encob é promovido pelo Fórum Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) em parceira com o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio do Sistema Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). A estimativa é que participem do evento cerca de duas mil pessoas entre membros dos Comitês, Associações e Consórcios e representantes de governos municipal, estadual e federal, organizações não governamentais (ONGs), centros de pesquisas e universidades.
“Esse encontro é importante não apenas para Uberlândia, como também para todo o Brasil, especialmente em um momento em que está sendo discutido sobre a preservação, principalmente dá água”, afirma Odelmo Leão, prefeito da cidade que recebe o Encob. O Encontro é o principal palco nacional para articulação entre os comitês de bacias hidrográficas, discussão e avaliação da politica nacional de recursos hídricos. O tema central em 2009 será “Compartilhando as águas: Compromissos e responsabilidades”. Nos diversos cursos, oficinas e conferências que serão realizadas durante o Encob, a gestão participativa e integrada das águas serão o principal foco das dicussões.
Na programação, há três conferências: 'Compromissos e Responsabilidades: O Pacto Federativo pelas Águas', 'Serviços Ambientais e Proteção das Águas' e 'Saneamento e as Metas do Milênio', que acontecerão sempre a tarde. O Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, será um dos conferencistas e lembra que a água é um bem comum e imprescindível em todas as atividades humanas. “Não podemos prescindir, de modo algum, da contribuição de cada um no esforço de conservação das águas”, afirma.
De terça a quinta-feira, durante as manhãs, os participantes poderão participar das oficinas que abordarão aspectos da gestão de recursos hídricos como planos de bacia e enquadramento de corpos d´água. Na sexta, acontecerão visitas técnicas a localidades próximas a Uberlândia onde são desenvolvidas ações para a conservação de recursos hídricos.
Durante toda semana, eventos paralelos serão realizados durante o Encob, entre eles reuniões das Câmaras Técnicas de Assuntos Legais e Institucionais (CTIL) e de Educação, Capacitação, Mobilização Social e Informação em Recursos Hídricos (CTEM), do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). Também acontecem os Encontros de Administradores Municipais e o de Comitês Interestaduais além de reuniões dos Fóruns Nacionais de Órgãos Gestores e da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas.

www.encob.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário